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Cuidando do cuidador: saúde mental de cuidadores de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)

Instituições parceiras: Universidade Federal do Pará (UFPA) e Apae Brasil


Coordenadora da pesquisa: Profa. Laiana Soeiro Ferreira


Previsão de início da pesquisa: Setembro de 2022


Previsão de término da pesquisa: Setembro de 2023


Fase atual da pesquisa: Ambientação dos pesquisadores na Apae Belém.


Número de pesquisadores envolvidos: 02 pesquisadores e 02 estagiários


Apresentação


Esta pesquisa tem como objetivo geral avaliar e intervir na saúde mental dos cuidadores de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro do Autismo - TEA, atendidas na APAE de Belém. E como objetivos específicos realizar uma avaliação psicossocial, avaliando o perfil sociodemográfico, os níveis de estresse, de ansiedade e de depressão, e por fim realizar intervenções terapêuticas ocupacionais junto aos cuidadores. Esse projeto busca proporcionar intervenções voltadas à manutenção da saúde mental e amenização dos altos níveis de sobrecarga que esta população vivência. Assim, este estudo se torna relevante à comunidade científica e aos estudiosos do assunto, pois contribuirá de forma importante ao conhecimento de características específicas da população em estudo, sendo base para construção de novas pesquisas e práticas, além de contribuir para a fundamentação teórica da prática profissional de Terapia Ocupacional. Busca ainda incentivar o aumento nos estudos voltados para essa população, uma vez que os estudos nesta área ainda são incipientes, voltando os olhares para os cuidadores, cooperando na melhoria da saúde mental e aumento da qualidade de vida, além de fomentar ações e serviços voltados para esta clientela.


A proposta da pesquisa surgiu de uma parceria formada entre o Laboratório de Ecologia do Desenvolvimento – LED, que faz parte do Programa de Pós-graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento - PPGTPC da Universidade Federal do Pará - UFPA e a Federação Nacional das Apaes (Apae Brasil).


Pergunta de pesquisa:

Como a avaliação e a intervenção terapêutica ocupacional podem contribuir para saúde mental do cuidador de crianças diagnosticadas com o Transtorno do Espectro do Autismo – TEA atendidas na APAE?


Objetivo (s) da pesquisa:

Avaliar e intervir na saúde mental do cuidador da criança e adolescente com Transtorno do Espectro do Autismo - TEA, atendida na Apae de Belém.


Objetivos Específicos

- Identificar, avaliar e traçar o perfil clínico e sociodemográfico do cuidador da criança diagnosticada com Transtorno do Espectro do Autismo - TEA, atendida na Apae de Belém.

-Avaliar o nível de estresse, nível de ansiedade, nível de depressão do cuidador da criança diagnosticada om Transtorno do Espectro do Autismo - TEA, atendida na Apae de Belém.

- Construir um banco de dados com informações do perfil sociodemográfico e psicossocial dos cuidadores atendidos pelo projeto;

-Traçar plano de intervenção psicossocial, com ações de Terapia Ocupacional, para o cuidador da criança e adolescente diagnosticada com Transtorno do Espectro do Autismo - TEA, com base nas demandas apresentadas por cada indivíduo;

- Executar intervenções individuais e grupais de referência de reabilitação psicossocial, com atendimentos de Terapia Ocupacional, do cuidador da criança e adolescente diagnosticada om Transtorno do Espectro do Autismo - TEA atendidos pelo projeto;

- Avaliar a eficácia das intervenções psicossociais realizadas pela Terapia Ocupacional com o cuidador da criança e adolescente diagnosticada com Transtorno do Espectro do Autismo - TEA atendidos pelo projeto;


Metodologia de pesquisa:

Trata-se de um projeto de ensino, pesquisa e extensão, com abordagem quanti-qualitativa, do tipo exploratório, descritivo, correlacional e de corte transversal. Serão utilizados na coleta de dados quatro instrumentos: o Inventário sócio- demográfico - ISD, a Escala de Estresse Percebido – PSS 10, o Inventário de Depressão de Beck – BDI e o Inventário de Ansiedade de Beck – BAI.


População de Referência

Será composta por cuidadores de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro do Autismo – TEA, que estejam em acompanhamento na Apae de Belém.


Resultados esperados:

-Criar banco de dados do perfil clínico, socioeconômico e psicossocial dos cuidadores atendidos pelo projeto, e atualizá-lo mensalmente;

-Identificar, durante a vigência do projeto, os casos de cuidadores com problemas de saúde mental;

- Avaliar os principais transtornos mentais que acometem os cuidadores atendidos pelo projeto, durante toda a vigência do mesmo;

- Avaliar o perfil clínico, socioeconômico e psicossocial dos cuidadores atendidos pelo projeto, no início das intervenções e após dez sessões de atendimento;

- Avaliar o nível de estresse, de ansiedade e de depressão dos cuidadores atendidos pelo projeto, no início das intervenções e após dez sessões de atendimento;

_ Traçar planos de intervenção psicossocial, com ações de Terapia Ocupacional, para cuidadores atendidos pelo projeto na vigência do mesmo;

_ Executar intervenções individuais e grupais de referência de reabilitação psicossocial, com atendimentos de Terapia Ocupacional com cuidadores atendidos pelo projeto, com previsão de 10 sessões de atendimento para cada cuidador acolhido;

_ Avaliar a eficácia das intervenções psicossociais em Terapia Ocupacional com os cuidadores atendidos pelo projeto, utilizando protocolos de avaliações específicas, mensalmente, durante a vigência do projeto.

- Capacitar e formar os discentes de Terapia Ocupacional, executores do projeto por meio de atividades extracurriculares de ensino.

- Participar de eventos acadêmicos científicos, a fim de socializar as ações de ensino, pesquisa e extensão realizadas no projeto;

- Elaborar artigo científico e publicar em revista científica, com temática relacionada ao projeto;

- Elaborar relatório parcial e final referentes às ações realizadas no Projeto

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