Com a intenção de criar procedimentos capazes de fortalecer o trabalho desenvolvido pela Federação Nacional das APAEs e valorizar institucionalmente seus órgãos técnicos, dotando-os de instrumentos capazes de influir no resultado dos serviços prestados por suas mais de 2.000 (duas) mil entidades filiadas, a Diretoria Executiva reuniu esforços e no uso das suas atribuições estatutárias, concluiu o trabalho de elaboração do Regimento Interno da Federação Nacional das APAEs, que foi aprovado pelo Conselho de Administração.
Este documento pretende estabelecer regras como uma forma de facilitar a realização de trabalhos de planejamento da vida corporativa e as estratégias a serem adotadas objetivando o melhor e mais eficaz funcionamento da Federação Nacional das APAEs.
A princípio, essas regras já estão estabelecidas na legislação ou mesmo nos estatutos. A proposta do regimento interno não é repetir nem a lei nem o estatuto, mas colaborar na sua implementação, facilitando a compreensão das normas que norteiam nossos procedimentos.
Esperamos que o uso desse documento pelas Federações Nacional e dos Estados e pelas Apaes permita um esclarecimento maior sobre as funções a serem realizadas por cada membro do Movimento Apaeano, contribuindo para seu permanente aprimoramento.