Alunos da APAE representam o Tocantins no maior Festival Inclusivo de Artes das Apaes na edição RJ
Durante a fase estadual cerca de 600 artistas e usuários apaeanos competiram em várias modalidades como dança. música, artes visuais, literárias e etc.
Os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE's) do Tocantins estão brilhando entre os dias 9 e 12 de dezembro no Rio de Janeiro. Eles representam nosso estado no Festival Nacional Nossa Arte. A missão de representar o estado veio após triunfo na fase estadual (XII Festival Estadual Nossa Arte das Apaes do Tocantins) que aconteceu em Palmas-TO no centro de convenções Arnaud Rodrigues no mês de Setembro.
Durante a fase estadual cerca de 600 participantes sendo eles, artistas, professores, técnicos voluntários e usuários apaeanos disputaram modalidades artísticas como apresentações de dança. música, artes visuais e literárias e etc. Entre os objetivos do evento, o importante é promover a arte inclusiva através de apresentações e exposições em diversos gêneros artísticos, despertando o gosto pelas atividades artísticas com fins educacionais e formativos.
A edição Nacional deste ano acontece no município do Rio de Janeiro, berço do movimento apaeano. Promovido pela APAE Brasil, entre 9 a 12 de dezembro, no Expo Mag, em parceria com a Federação das Apaes do Estado do Rio de Janeiro (Feapaes-RJ), a Apae do Rio de Janeiro e parceiros. Participarão mais de 2 mil pessoas, entre artistas, acompanhantes e profissionais, sendo de 22 estados e do Distrito Federal. Todas as atividades serão gratuitas e de classificação livre para todos os públicos.
O festival conta com apresentações de dança, teatro e música, que acontecerão em três diferentes palcos, além de exposição de obras de literatura e de artes visuais, que serão dispostas em espaço expositivo. Todos os trabalhos são desenvolvidos por pessoas com deficiência das Apaes de todo o Brasil, promovendo a socialização de experiências em caráter de inclusão social e contribuindo efetivamente para a conscientização de que a pessoa com deficiência intelectual e múltipla contemple a autorrealização mediante a expressão artística.
A Federação das Apaes do Estado do Tocantins ressalta a importância da participação dos usuários apaeanos em eventos dessa magnitude, onde, nossos artistas levam a bandeira não só do nosso estado, mas da nossa força e luta pela busca de qualidade e visibilidade e melhorias para a PcD tocantinense.