Apae Brasil prestigia solenidade de abertura da XVI Semana do Trabalho
Promovido pela Apae de Anápolis (GO), evento é em alusão à inclusão das pessoas com deficiência intelectual e múltipla inseridas no mercado de trabalho
O 1º diretor Financeiro e a procuradora Jurídica da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), Hélio Lopes e Mírian Queiroz, respectivamente, representaram a organização nesta terça-feira (9) na cerimônia de abertura da XVI Semana do Trabalho, promovida pela Apae de Anápolis (GO) em alusão à inclusão das pessoas com deficiência intelectual e múltipla inseridas no mercado de trabalho. O evento acontecerá até esta quinta-feira (11), na sede da entidade.
O encontro deste ano, cujo tema é “O Trabalho como Oportunidade de Inclusão e Autonomia para a Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla”, vai reunir representantes dos principais segmentos da sociedade goiana, com o propósito de debater ideias e ações que levem à inclusão das pessoas com deficiência, tanto social quanto profissionalmente.
A solenidade contou ainda com a presença de Maria da Penha de Lima, vice-presidente da Apae de Anápolis; Victor Augusto e Lorraine Bernardes, respectivamente autodefensor das Apaes de Goiás e autodefensora da Apae de Anápolis; Marcelo Barbosa, coordenador de Educação e Ação Pedagógica da Federação das Apaes do Estado de Goiás (Feapaes-GO); vereador Reamilton Espíndola, representando a Câmara Municipal de Anápolis; e Janaína Athayde, representando o Fórum de Inclusão no Mercado de Trabalho das Pessoas com Deficiência e dos Reabilitados pelo INSS (FIMTPODER).
“Em nome dos presidentes José Turozi [Fenapaes] e Carmem Marize Lima [Federação das Apaes do Estado de Goiás], quero trazer um abraço a todos vocês, em especial aos nossos alunos e as empresas parceiras. E como eu sempre digo, no mês de maio, aqui na Apae: ‘a messe é grande, mas os operários são poucos’. Nós contamos muito com o apoio, o carinho e o desprendimento de todos vocês. Continuem nos ajudando. As pessoas com deficiência merecem o que há de melhor. Estendam suas mãos para eles. Aqueles que estão aqui, que têm condições de estar no mercado, que vocês possam continuar abrindo o coração de vocês para nos ajudar”, destacou Hélio Lopes.
Agenda
A programação do evento iniciou nesta terça-feira, com a abertura oficial e a palestra do diretor de Operações da CAOA, Eugênio de Jesus Cesare, com o tema “O trabalho como oportunidade de inclusão e autonomia para a pessoa com deficiência intelectual e múltipla”. Depois, houve a exibição de telas produzidas por alunos da Escola Maria Montessori, que é mantida pela Apae de Anápolis, e a Expofit, uma feira com produtos feitos pelos assistidos durante as oficinas.
Nesta quarta-feira (10) ocorrerá o “I Seminário de Emprego Apoiado: protagonismo empodera e concretiza a inclusão no mercado de trabalho”. Serão ministradas três palestras: “Expectativa no mercado de trabalho – acessibilidade e inclusão”, com o delegado Vanderic Manoel Correa Filho; “Importância da segurança no trabalho”, com Flávio Bonet, gerente da área de segurança da Brainfarma; e “A inclusão social dentro da empresa”, com a psicoterapeuta Edilma Sanches. Na agenda deste dia, haverá uma roda de conversa para a troca de experiências com assistidos da Apae de Anápolis empregados em empresas parceiras da instituição.
Já na quinta-feira (11), no dia do encerramento, acontecerá apresentação de hip-hop, grafite, gincana e distribuição de picolé. Todos os participantes receberão certificado do evento.