A Escola Especial Amor Fraternal, vinculada à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae)de Aliança do Tocantins, vem utilizando jogos e brincadeiras no ensino da Matemática. A iniciativa surgiu a partir da observação de uma dificuldade que os alunos da entidade têm no aprendizado da disciplina. Dentro desse contexto, os professores decidiram realizar atividades lúdicas visando conseguir prender a atenção dos alunos e melhorar a aprendizagem, por meio do projeto Brincando com a Matemática.
Os jogos e brincadeiras promovidos pelos professores da unidade educacional mudam a rotina da sala de aula e despertam nos alunos o interesse pelos números, cálculos e operações. Com essas aulas mais dinâmicas e divertidas, os alunos têm demonstrado mais vontade de participar das atividades em classe, potencializando o aprendizado da Matemática.
Segundo a diretora da Escola Especial Amor Fraternal, Terezinha Fernandes de Sousa Teles, o projeto, que está sendo implementado no ano letivo de 2017, conta com uma metodologia interdisciplinar e inovadora, utilizando variados tipos de jogos, como dominó, palavras cruzadas, jogos de memória, que permitem ao aluno uma aprendizagem divertida. Os jogos pedagógicos possibilitam que alunos com dificuldades consigam ultrapassar seus limites e sintam-se motivados com relação à disciplina, destacou. Encerrando a primeira etapa do projeto, foi realizado o 1º dia D da Matemática.
Na ocasião, foram organizados em estandes vários tipos de jogos lúdicos para incentivar nos alunos o gosto pelas ciências exatas. A diretora Terezinha Fernandes reforçou a importância de se ter uma dinâmica diferenciada para lidar com crianças, jovens e adultos com algum tipo de deficiência. Desenvolver essas atividades com os alunos especiais foi interessante e prazeroso. É um desafio constante, mas os resultados são gratificantes, finalizou.