Jogos de tabuleiros , cartas e peças além de divertidos são ferramentas indispensáveis na metodologia de estímulo dos alunos da Escola Especial Amilson Frasão dos Reis - Apae de Ponte Alta-TO. Semanalmente a professora de Educação Física da Apae de Ponte Alta-TO Holivia Pimenta, separa um espaço para que sejam realizadas as atividades com jogos de Xadrez, Damas , Cartas , Quebra- Cabeças, Dominó e Jogo da Velha. Qual a importância desses jogos para o desenvolvimento dos alunos?
Xadrez
O jogo de xadrez desenvolve o raciocínio lógico e o nível de concentração dos estudantes, contribuindo para o aprendizado em sala de aula. O xadrez é importante na educação, pois, além de abordar um esporte saudável, acaba também despertando simpatia nos educandos e auxiliando em aspectos cotidianos.
Damas
O jogo de damas estimula o desenvolvimento do aprender do aluno ajudando na aprendizagem de maneira mais fácil e eficiente, como também a imaginação, educando a atenção e a concentração, contribuindo para formar o espírito de investigação, além de promover o desenvolvimento da criatividade e da memória.
Cartas
Os jogos de cartas, no geral, causam uma grande estimulação cognitiva, socialização e a prevenção de doenças cerebrais degenerativas.
Quebra - Cabeça
O quebra-cabeça reforça as conexões existentes do cérebro e incentiva a formação de novas ligações. Com isso, ajuda a melhorar a atividade e a agilidade mental. Ele estimula tanto o lado esquerdo do cérebro, com a lógica e racionalidade, quanto o lado direito, com a criatividade e a visão artística da obra.
Jogo da Velha
Apesar de simples é um ótimo jogo para estimular o raciocínio rápido, estratégia de jogabilidade, paciência, lidar com a frustração, atenção e concentração.
Dominó
Entre os benefícios dessa atividade lúdica, está o desenvolvimento do raciocínio lógico e aritmético das crianças, também é uma boa forma de exercitar a mente.
É observado durante a prática que os alunos com mudez e deficiência auditiva tendem a um raciocínio e uma percepção superior nos jogos de cartas e demais atividades de RL (Raciocínio Lógico) impostas pela professora durante as aulas. Já alunos com Déficit de Atenção (TDA) num determinado intervalo de tempo de concentração, conseguem realizar as atividades em sala de aula.
Formada em Educação Física pela ULBRA-TO, Holivia enfatiza a importância de trabalhar o RL: "Eu trabalho o RL com meus alunos , porque está ligado a conceitos capazes de organizar e clarear situações cotidianas. Preparando-os para circunstâncias mais complexas, melhorando o rendimento em sala de aula e para que raciocinem de diversas maneiras" explicou a professora
Ainda que a legislação garanta os direitos da Pessoa com Deficiência (PcD) e o sistema educacional envolva uma política de inclusão, o desenvolvimento dos alunos ainda estão em constante construção nas escolas especiais , uma vez que, para alunos com deficiência intelectual (DI) e Transtorno de Déficit de Atenção (TDA) apresentam limitações (1) no funcionamento intelectual como raciocínio, planejamento, abstração, compreensão de ideias complexas e transposição de competência para utilização no cotidiano; (2) no comportamento adaptativo, envolvendo habilidades conceituais, práticas e sociais (3) Na saúde física, mental, emocional e social e etc. É Indissociável ao processo educacional que a dimensão cognitiva seja trabalhada com o estímulo do raciocínio lógico na PcD (Pessoa com Deficiência) contribuindo para a consciência e capacidade de organização do pensamento. Permitindo que o mesmo chegue a uma determinada conclusão e/ou resolva um problema.