Nós, Autodefensores, reunidos no VI Fórum Nacional de Autogestão e Autodefensoria realizado durante o XXV Congresso Nacional das APAEs em Foz do Iguaçu – PR de 19 a 21 de novembro de 2014,discutimos temas que buscam e valorizam o nosso desenvolvimento em sociedade e garantia de nossos direitos.
Assim solicitamos que as reivindicações a seguir sejam cumpridas:
- Valorização do papel do autodefensor em todas unidades da rede e nas federações de estado.
- Melhoria da qualidade dos serviços prestados, promovendo capacitação dos educadores e demais profissionais que trabalham conosco, bem como a humanização e compromisso nas relações.
- Garantir a representatividade nos conselhos municipais e estaduais de educação, saúde, assistência e da pessoa com deficiência.
- Que sejam trabalhados projetos de Educação Ambiental, pois precisamos cuidar do nosso planeta.
- Que sejam realizados encontros entre equipe técnica e professores, pois esta comunicação vai garantir a qualidade no serviço prestado.
- Que o direito à educação seja garantido para todos.
- Que tenha investimento em tecnologias assistivas.
- Que nossos direitos educacionais sejam respeitados no ensino médio e na universidade, com currículos adaptados e professores preparados.
- Que nossas APAES tenham investimento em Educação Física e Artes, com professores especializados e que nossos programas sejam ampliados e contemplem a todos independente da dificuldade.
- Que sejam desenvolvidos projetos que acabem com o preconceito e a violência contra a pessoa com deficiência.
- Que as leis de acessibilidade sejam cumpridas.
- Que os critérios do BPC sejam reformulados, garantindo que esta renda atenda nossas necessidades.
- Que as famílias sejam incentivadas e participem efetivamente dentro das APAES, porque este apoio é nossa garantia de autogestão.
- Que nossos direitos ao lazer e diversão sejam respeitados.
ENTENDA-SE QUE NOSSA LIMITAÇÃO É APENAS UMA PARTE DE NÓS.