Amigos e amigas dos Movimentos Sociais em defesa de direitos da Pessoa com Deficiência,
Nesta data, comemora-se o dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Uma comemoração que poderia ser mais justa e gratificante se o Poder Público realmente tivesse interesse na efetivação das poucas políticas públicas voltadas para esse tão importante segmento social e ainda composto de pessoas que sobrevivem na total invisibilidade.
A execução do Plano Viver sem Limites para muitos ainda é uma distante esperança. As adesões tardias dos Governos Estaduais e municipais, estas ainda mais tardias, comprometem em muito os resultados em que se pretendiam chegar o Governo Federal.
A aprovação do Plano Nacional de Educação respeitando o direito de escolha da pessoa com deficiência quanto à Escola que pretende frequentar (Meta 04 - Educação Especial) também deve ser considerada nesse momento de expectativas nem sempre positivas.
Mesmo com tudo isso, nós do Movimento Apaeano do Estado do Tocantins congratulamos com os demais defensores de direitos e com os beneficiários desses direitos nessa importante data não só de comemoração, mas também de reflexão e ação em busca da garantia e defesa de direitos da pessoa com deficiência.
Um forte abraço a todos que comungam dessa luta em favor da pessoa com deficiência em nosso país.