As Paraolimpíadas Escolares são realizadas e organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2009 é o maior evento mundial para crianças com deficiência em idade escolar e estima-se quase três mil crianças com deficiência envolvidas nas provas de fase regional e nacional.
Ao todo serão três etapas regionais, sendo quatro modalidades contempladas: atletismo, natação, bocha e goalboll. Os três primeiros colocados nas regionais serão classificados automaticamente para a fase nacional, em São Paulo.
A delegação tocantinense conta com um grupo de 56 pessoas, o estado entra na competição com os estudantes-paratletas das Apaes de Araguaína, Colinas, Guaraí e Porto Nacional disputando as modalidades de atletismo para alunos entre 11 a 17 anos, realizadas no Centro Integrado de Educação Física (CIEF).
Confiante em bons resultados para o Tocantins o professor de Educação Física Hamilton Alves Costa (Apae de Araguaína) destaca a experiência e o índice técnico dos atletas para competição. “Todos estão bem treinados e na expectativa muito grande de premiação”
A FEAPAES-TO (Federação das Apaes do Estado do Tocantins) parabeniza todos os atletas e comissão técnica, desejando sorte para que as conquistas se concretizem e estes avancem para próxima etapa.
Delegação do Tocantins
Estudantes-paratletas
Vitória Brito (Apae de Guaraí-TO) - Arremesso de peso e 100 metros rasos;
Wellington Almeida Pereira (Apae de Colinas-TO) – Salto em distância, 400 metros rasos e arremesso de peso;
Clara Lopes de Abreu (Apae de Porto Nacional-TO) – 250 metros rasos e arremesso de peso;
Vitória Araújo Santos (Apae de Araguaína-TO) - Salto em distância, 400 metros rasos 1.500 metros rasos;
Ramon Gonçalves da Silva (Apae de Araguaína-TO) Lançamento de pelota, 60 metros rasos e 150 metros rasos;
Maria de Lurdes Coelho Moraes (Apae de Araguaína-TO) Arremesso de peso, 100 metro rasos e 400 metros rasos.
Equipe Técnica
Hamilton Alves Costa (Apae de Araguaína-TO)
Juscelino Ferreira da Silva Junior (Apae de Colinas-TO)