Para que as Escolas Especiais continuem recebendo recursos financeiros do Governo do Estado (SEDUC), precisamos conquistar texto favorável no Plano Nacional de Educação – Meta 04, que está sendo votado no Senado Federal.
Quando esse Plano foi votado na Câmara dos Deputados no ano passado, com nossa mobilização conseguimos colocar no texto da Meta 4 a possibilidade de transferência de recursos financeiros para atender o desenvolvimento das atividades pedagógicas das Escolas Especiais das APAES.
No entanto, quando o Plano chegou para apreciação no Senado, o Relator da Proposta o Senador José Pimentel (PT-CE) não suportou a pressão do Governo Federal e modificou o texto que nos beneficiava, passando a Meta 4 – Educação Especial prever que os atendimentos educacionais das pessoas com deficiência sejam realizados exclusivamente nas escolas públicas ou regulares.
Desse modo, nós que defendemos a educação inclusiva de forma pacífica e que atenda os interesses das famílias das pessoas com deficiência, precisamos, novamente nos mobilizar conclamando o apoio dos nossos nobres Senadores para reverter o texto proposto para prevalecer o texto que foi aprovado na Câmara dos Deputados, que prevê recursos financeiros para o funcionamento das Escolas Especiais.
Dessa forma, solicitamos de Vossas Senhorias o empenho em enviar ofícios da APAE para os Senadores do Tocantins solicitando deles o apoio nessa grande luta em prol das pessoas com deficiência atendidas nas Escolas Especiais do país, defendendo o seguinte texto aprovado na Câmara dos Deputados:
Meta 4: Universalizar, para a população de 4 (quatro) a 17 (dezessete) anos, o atendimento escolar aos(às) alunos(as) com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, preferencialmente na rede regular de ensino, garantindo o atendimento educacional especializado em salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou comunitários, nas formas complementar e suplementar, em escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados.
Estratégias:
4.1) Contabilizar, para fins de repasse do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB, as matrículas dos(as) estudantes da educação regular da rede pública que recebam atendimento educacional especializado complementar e suplementar, sem prejuízo do cômputo dessas matrículas na educação básica regular, e as matrículas efetivadas, conforme o censo escolar mais atualizado, na educação especial oferecida em instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos, conveniadas com o poder público, com atuação exclusiva na modalidade, nos termos da Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007.
Senhores Presidente da APAE e Diretor(a) da Escola Especial, precisamos urgentemente nos mobilizarmos enviando ofício aos nossos Senadores. Portanto, solicitamos atenção especial a essa demanda do Movimento Apaeano.
Em anexo, modelo do Ofício que poderá ser aproveitado para envio aos Senadores do Estado do Tocantins, quais sejam:
Visitem e também indiquem a nossa página www.apaetocantins.org.br para seus amigos, colaboradores e profissionais que atuam nas APAES e suas Escolas Especiais.
Agradecendo o prestigioso apoio de Vossas Senhorias nas ações do Movimento Apaeano no Tocantins, despedimo-nos com,